top of page

Acompanhe a serie comentada de textos biblicos:

 

A SEMANA CRIATIVA (Gênesis 1:1 a Gênesis 2:3).

 

1-5. O começo de todas as coisas, e o primeiro dia da criação

 

Na Bíblia hebraica, o livro de Gênesis é chamado de "B'rêshîth", derivando seu título desta primeira palavra.

 

 

1) [No começo] B'rêshîth: LXX ἐν ἀρχῇ: Lat. in principio. Esta palavra de abertura expressa a idéia do tempo inicial imaginável. Não contém alusão a nenhuma concepção filosófica da "eternidade". A linguagem usada no relato da Criação não é a da especulação abstrata nem da ciência exata, mas da narrativa simples, concreta e não-científica.

 

 

As palavras de abertura do Evangelho de João (ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ λόγος, Gênesis 1:1) baseiam-se nesta cláusula. Mas, enquanto João se refere à eterna pré-existência da Palavra antes do tempo, uma referencia obvia à Jesus, o escritor hebraico simplesmente fala do "princípio" do universo como a origem histórica do tempo e do espaço.

 

 

 

[Deus] Elohim: LXX ὁ Θεός: Lat. Deus. Veja Introdução sobre "Os Nomes de Deus". A narrativa começa com uma afirmação assumindo a Existência da Divindade. Não é uma questão de discussão, argumento ou dúvida. A cosmogonia israelita difere a este respeito da dos babilônios, fenícios, egípcios, etc. Os Cosmogonies dos antigos costumavam ser precedidos por Theogonies[1]. A existência e natividade das divindades criadoras foram contabilizadas em mitologias que muitas vezes eram altamente complicadas e raramente grotescas.

O narrador hebraico, ao começar com a Criação, enfatiza toda a sua liberdade e exclusão do pensamento politeísta. Se o politeísmo existisse nos primeiros tempos hebraicos, ele havia sido abandonado na crescente luz da religião israelita. 'Deus' é infinito; Ele estava antes de todos os tempos: "No princípio, Deus criou". Sobre o assunto da existência divina antes do "começo", o escritor não presume especular. Que a imaginação israelita não evitava completamente o assunto, sabemos de Jó 28:25-28, Provérbios 8:22-30, e nos livros (apócrifos) Sabedoria de Salomão 9:9, Eclesiasticos 24:9.

 

 

 

[1]

ênfase (θɪɒɡənɪ) 
n, pl -nies 
1. (Outras religiões não-cristãs) a origem e a descida dos deuses 
2. (Poesia) um relato disso, muitas vezes recitado em poesia épica 
[C17: da teogonia grega ; veja theo-, -gony] 

 

Fontes: 

The New Strong's Expanded Dictionary of Bible Words

By: James Strong

Biblia:

Kink James, João Ferreira de Almeida (ARA)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Continua...

EURISKO ​​© 2013-2024 - by JOSE TORQUATO

© Copyright 2013-2024 | Todos os direitos reservados.

bottom of page